quarta-feira, 29 de agosto de 2007

O meu actor preferido



O meu actor preferido por Trambolho ao postigo


Luís Vicente é o mais brilhante actor de teatro que já tive a oportunidade de ver trabalhar. Ele é simplesmente genial no que faz. Em Othelo fez um Yago sublime que me fez esquecer os horríveis figurinos e as unhacas da Desdémona, pelos vistos não esqueci, mas não fora a sua presença e aquela peça de três horas numa cadeira desconfortável teria sido uma tortura. Em Calígula foi o sanguinário imperador e foi num palco que vi pela primeira vez uma pessoa voar, quando ele se lançou ao pescoço de um dos seus "traidores". Na História de um soldado, num texto paralelo ao Dr. Fausto, foi um diabo camaleónico sublime (aqui os figurinos, adereços e cenário eram excelentes e ele soube usá-los na perfeição). Ainda estou a aplaudir o seu Ricardo III e já passaram 9 meses.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Banho 29

Era uma vez uns tipos católicos, mas não muito, que queriam matar uns tipos muçulmanos, mas estes últimos não queriam morrer e estranhamente lutavam pelas suas vidas e pela sua terra. Ás tantas uma tipa católica, mas não muito, enamorou-se por um tipo muçulmano, mas se calhar também não muito e andaram enrolados (ao que parece). Ora em tempo de guerra andar a dormir com o inimigo não é assim uma coisa muito bem vista e a tipa foi considerada traidora pelos seus e para se livrar dessa terrível calúnia traiu o tipo com quem andava. E contou um segredo dos mouros "Diz que eles na primeira noite da quarta lua do mês de Agosto vão a banhos ao mar". Os católicos esperaram pela primeira noite da quarta lua do mês de Agosto. Assim que os mouros se desnudaram e estavam regalados no mar, os católicos atacaram bravamente homens nus e desarmados e mataram-nos todos. Depois cortaram-lhes as cabeças e enterraram-nas num monte e os corpos noutro, isto diz que foi lá para os lados de Aljezur.
Actualmente comemora-se este acontecimento com um banho de mar na noite de 29 de Agosto, com fogo de artíficio e este ano com a presença do maravilhoso Toy.
Mas eu acho que a tradição é uma coisa muito séria e que por isso deviam ser largados assim uns marroquinos nus no mar e depois quem cortasse mais cabeças teria direito a duas entradas grátis para o concerto do Toy.
Fui agora informada que isto não podia ser, que eu estou errada, porque afinal o concerto é de graça, oh pá também não seja por isso arranjava-se outro prémio qualquer!

Bem melhor que o original! Bem... isto em certos e determinados aspectos que não glúteos e arcaboiços

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

sábado, 18 de agosto de 2007

Sou absolutamente fã das minhas sobrinhas

"Sabes tia, eu e o João Carlos demos 3 beijos na boca, 3 beijos não é muitos, mas 4 já é muitos, então 10 UI! (interjeição acompanhada por um gesto com a mão que dizia ui repetidas vezes)"
"Nós demos os beijos na boca porque eu pensava que já era grande e já podia!"
"- Mamã!?
- Sim?
- Porque é que não temos um avião?
- Olha porque a mamã não casou com um futebolista.
(Passado algum tempo)
- Mamã quando eu fôr grande vou casar com o Noddy"
(Para quem não conhece uma das personagens mais irritantes de desenhos animados que existe, informo que o dito cujo tem um avião)
"- Tia, eu e o João Carlos casámos na escola!
- A sério?
- Sim eu estava vestida de noiva e ele de princípe!"

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

"Há 9 anos, 3 dias e 45 minutos que não bebo álcool"

O orgulho com que disse esta frase não mascarou no entanto o ligeiro tremor que a visão de uma cerveja fresca lhe causou. Talvez por isso se ensombrou o olhar que se perdeu no fundo da chávena de café (um dos vícios substitutos do outro, do pior "do que me desgraçou a vida").
E ela olhava-o e cantarolava para dentro "reduz as tuas necessidades se queres passar bem, que a dependência é uma besta que dá cabo do desejo e a liberdade é uma maluca que sabe quanto vale um beijo". Desviou a sua atenção para a vela que estava em cima da mesa e a pequena chama encheu-se de lágrimas, reduzira tanto as suas necessidades ao longo dos anos que se negou à liberdade prometida da música.

terça-feira, 7 de agosto de 2007