sexta-feira, 29 de maio de 2009

RETRATO DE MÓNICA

Há uns anos atrás uma senhora chamada Sophia monte de nomes chiques Andressen escreveu um conto exemplar com o título: Retrato de Mónica. Aquele é um documento político-social que, lamentavelmente, será sempre actual.
Este é o meu retrato de Mónica
Anda com a certeza de que a admiram, mesmo quando não está ninguém por perto. Ela não é a fundadora da Associação Internacional de Mulheres Inúteis, ela é A.I.M.I. A arte maior é queixar-se de coisa nenhuma e de tudo. Nada é excluído porque tudo lhe dói se não é da sua vontade. Mónica critica a maneira de vestir dos outros porque não é a sua, mas se alguém se veste de forma semelhante recebe uma crítica ainda maior. Mas isso não acontece, ninguém se veste assim, porque todos têm um minímo de sentido prático. Mónica come com as mãos, mas poderia comer com os pés, porque Mónica não come. Uma senhora não come, uma senhora bebe qualquer coisa e toma vitaminas. Mónica sorri da infelicidade dos outros porque isso a enaltece por comparação. Mónica é infeliz, mas não sabe porque não pensa nisso. Mónica não pensa porque isso cansa.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Passa-Publicidade

Pai: Então como correu a consulta da Gervásia?

Mãe: O dentista ficou muito satisfeito. Só teve de tirar seis dentes desta vez.

Pai: Boa! Catita!

Mãe: Além disso, só precisa de um parafuso no maxilar e seis pivots.

Pai: Deve ser daquela nova pasta que temos usado!

Mãe: Sim! A nova pasta de dentes Sorrisodumavelhadeoitentaanos! Remove todos os vestígios indesejados de gengivas, esmalte e osso!

Pai: Sorrisodeumavelhadeoitentaanos! Agora também nos sabores Menta Fresca,Gaspacho C/ Oregãos e Iscas!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Pequeno Dicionário para melhor entender certos e determinados cantores e pseudo-coisos

Ontem estava distraído a ler qualquer coisa enquanto ouvia uns sons vindos da televisão. “Bah… Mais um Saw qualquer que está a dar. E pelo som devem estar a tirar os rins a um tipo do Iémen com uma colher e sem anestesia”- disse para os meu botões.

Pouco depois perguntam-me: “Óh sandes! Qual é a pontuação de Portugal?” “Ein?"- indaguei-me eu. Olhei para a Tv.… Não era o Saw. Era o festival Eurovisão. MEEDO!

Quanto a cantores ou outros que se julgam tal (erradamente, pois ninguém compreende tão bem as mentiras piedosas como os médicos e as mulheres- eu não compreendo) há de todos os tipos e para todos os gostos.

Existem os cantores Pursenide, como por exemplo, o Josh Groban, que soam a uma voz sofrida denotando 3 a 4 semanas sem trânsito intestinal normal. A seguir, temos os chamados cantores emolientes fecais que na sua voz detectamos graves problemas relacionados com hemorróidas como é o caso do Paulo Gonzo. É de facto importante também salientar o tipo de cantores Kompensan, caso dos James Bluntt, que denotam uma grave azia crónica.

E por hoje vos deixo neste ponto nesta longa lista. Proximamente me debruçarei outra vez sobre este tão interessante universo lotado de tímpanos rebentados.

Já agora, é bom ver como há coisas que nunca mudam. Os políticos continuarão sempre a ser os mesmos, o magano a não postar e as prestações de Portugal no Eurovisão um autêntico sucesso (nesta ultima parte nota-se que estou a ser irónico? É que se não se notar, estou mesmo a ser irónico).

domingo, 17 de maio de 2009

"Não adoreis as imagens!"



A senhora saiu de Fátima e foi visitar o filho a Almada, para isso decidiu fazer-se acompanhar de uns primos que a adoram e a tratam com toda a reverência: "Ali vai a mãe do Senhor". O filho lá estava de braços abertos para a receber. O páraco de Cacilhas mandou fazer uma placa linda para a fachada da igreja. Havia 50 anos que a senhora não via o filho. Diz que ele tem muito que fazer e ela da idade já lhe custam estas andanças. "Mas ele bem que podia ir visitar a mãe de vez em quando" "Não vê que tem medo das alturas e não consegue sair de lá" "Pois a mim ninguém me tira da ideia de que arranjou para aí alguma brasileira"

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Cada tiro...

- Então tasse?
- Sim tudo bem.
- Fostes ver aquela cena?
- Fui.
- E o que é que achastes?
- Gostei muito.
- E vistes quando ele se engasgou?
- Vi.
- Hades lá ir às sextas é do baril.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

O futuro é hoje ou desequílibrio ideal?



- Sub-chefe Guerreiro, trago aqui 5 detidos por furto, 3 por danos patrimoniais e 1 para a troca com o meu colega Gomes.
- Oh Silva, mas isso é demais homem, isso é o que temos que apresentar por mês e você faz-me isso tudo no primeiro dia?
- Sabe é que não gosto de deixar para a última hora e também porque assim posso dedicar-me o resto das semanas a resolver o meu livro de sudoku.

ver quotas

terça-feira, 5 de maio de 2009

Pensamentos Dispersos nº ...isso

Gostava que os ecologistas salvassem uma espécie em extinção que, depois nos aniquilasse a todos.

Há mais pessoas a escrever poesia do que a lê-la.

Quando estou em casa de alguém e vejo uma coisa pequena e que gostava de ter e que é fácil de esconder, roubo-a. É a minha convicção pessoal de que a propriedade pertence a quem mais a desejar com mais empenho. Ao menos não declaro guerra como certos e determinados países que conheço.

Finalmente percebi para que servem os e-mails. É para comunicar com pessoas com as quais não queremos falar.

Um obstetra e uma enfermeira da maternidade com um peso conjunto de 200 kg exercem maior força gravitacional sobre o bebé no momento do nascimento do que qualquer um dos planetas que se diz influenciarem a personalidade e o destino de uma pessoa. Por que motivo estes dois objectos tão próximos não são incluídos nas cartas astrológicas que são sempre traçadas com tanto rigor?

Até chegarmos a certa idade, não temos nada na vida que precisemos de "ultrapassar". É isso que a vida parece ser. Um processo continuo que envolve fazer certas e determinadas coisas que queremos pôr atrás das costas.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Festival da canção

"E depois do adeus" foi uma das senhas daquela madrugada. Foi a canção vencedora do festival da canção da RTP de 1974. E agora se nos revoltássemos nas ruas com poesia e música o que é que usaríamos?
Na antena 3 têm passado esta todos os dias, que revela muito do que somos por vezes. Eu pelo menos uso a frase "não posso porque amanhã vou trabalhar" demasiadas vezes...
Escrevo isto enquanto oiço "A morte saiu à rua" mas o que nós precisamos de cantar é esta.