terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Aquece o Inverno!



Recebi em casa um envelope com remetente da Magnum. Fiquei animadíssima, pensei: Tu não me digas? Abri a carta com as mãos a tremelicar e lá dentro um pauzinho de gelado e um vale de desconto de 1 € na compra de qualquer multipack Magnum * excepto Magnum After Dinner e Magnum Moments válido até 31.12.2008. Uma pessoa entusiamada a pensar "ah finalmente vou receber a minha arma de defesa pessoal, para andar aos tiros com esses gatunos que andam por aí a assaltar bombas de gasolina e ourivesarias" o meu coração pululou de emoção. MAS NÃO! Um pauzinho de gelado mariquinhas a dizer que no dia 1 de Março saem para o mercado os novos Magnum Mini. Tenho a dizer que não sou grande apreciadora de gelados e só comi um Magnum na vida (nem consegui comer todo). Como é que é pensada esta campanha: Ora mandamos um pauzinho de gelado para todas as gajas solteiras e que ainda vivam em casa dos pais, é perfeito são as gajas tipo - vouficarparatiamassemprepossoafogarasmágoasemgeladosdechocolate!
Para esses extraordinários publicitários tenho a dizer que afogar as mágoas tudo bem, mas aos tiros e com uma magnum reluzente!

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Dia não

A melhor coisa que me aconteceu foi casar com o Yuri. Era só vantagens ele conseguia a residência e eu uma mensalidade para os caldos. Dois anos depois o cabrão pediu-me o divórcio, estava apaixonado por uma brasileira de 17 anos... e tudo aquilo que tínhamos vivido não lhe interessava???
Agora a porra da caixa de entrada está atafulhada de mails reencaminhadíssimos que não têm qualquer interresse. Há pessoas que os enviam às dúzias por dia, não entendo! Isto dá-me vontade de chutar outra vez.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Avaliação sim, mas assim NÃO!

Na minha opinião impessoal (se há pessoal também deve haver esta) assim que os professores são retirados das galés devem ser encaminhados directamente para a avaliação. E a minha proposta é que se comece pela avaliação dos dentes. Este processo é muito prático pois permite saber a idade aproximada do prof., bem como o seu estado de saúde! Há quem pense que é melhor perguntar directamente ao avaliado, mas quanto menos diálogo com estes seres melhor, afinal quem sabe o que se passa nas escolas, o governo ou os professores? O estado das unhas dos dedos dos pés são um indicador óptimo de sindicalismo, quanto maiores mais problemático é o animal. Acredito ainda que para os opiniosos e com ideias novas deve ser criada uma área especial com videovigilância. E sim a ideia de um director com yes profs à volta é particularmente fofa.
Quem avalia os professores universitários???? Os piores professores que tive foi na Universidade, não foi nos 1ºs ciclos nem no secundário. Respondi a dezenas de inquéritos sobre os professores e nunca vi qualquer resultado.
Dedico este amontoado de parvoíces aos melhores professores que tive na escola:
Professora Ana Quintas - Matemática
Professor Sampaio - Filosofia
Professora Octávia - Fisica e Química
Professor João Cardoso - História e Tiro com Arco

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Breve fim de um conto de fadas

O gato descalçou as botas lentamente. Não apenas pela melancolia que lhe enchia os olhos mas também pela idade que acusava o seu já pêlo ralo cor cinzento-pimenta. Longe iam os tempos da monarquia e do seu Marquês de Carabás.
Longe iam os tempos em que tornou azul o sangue de um simples filho de moleiro. A monarquia, essa, caíra ainda ele tinha quatro das suas sete vidas. Restava-lhe apenas uma.
O seu Marquês há muito partira. Restavam possíveis descendentes espalhados pelo antigo reino.
Nem o seu bigode apresentava a jovialidade e brilho de antes. Longe iam os tempos em que passava as noites de Janeiro atrás das gatas a miar. Aliás, foi graças a isso que um incauto ou abastado senhorio lhe mandou com duas botas à pinha na tentativa dele desamparar a loja e deixar a sua gata persa de alvo pêlo em paz. Eram essas que ele agora descalçava com alguma dificuldade. Afinal, umas botas de 5 kg sempre enfiadas nos pés não poderiam trazer grandes benefícios físicos para um animal quadrúpede. Algumas hérnias discais, uma ou outra artrose que lhe dificultava o andar. Mas ele gostava das botas. Do espaço para retrair as suas afiadas garras felinas.
Lentamente descalçou as botas.
Lançou-lhes um olhar depois de as encostar a um canto do seu pequeno quarto.
Calçou uns ténis Nike novos que acabara de comprar por túta-e-meia na feira lá do sitio.
Saiu para a rua encaracolando os bigodes trauteando uma melodia há muito esquecida.
Encostou-se lentamente no banco perto da escola para gatinhas de renome.
Entretanto, nessa mesma rua, o sapateiro, com tristeza, colou o papel de “Arrenda-se ou trespassa-se” na oficina onde sempre trabalhou. Fechou a porta, lançou um último olhar à casa e afastou-se a passos pesados.

As botas, essas, ainda hoje ganham pó esquecidas e encostadas à parede.

Resumindo: não tenho futuro na escrita infantil

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Filipe Melo

Eu tive o prazer de "conhecer" este senhor há uns anos no IPJ em Faro, na apresentação do seu filme de zombies "I will see you in my dreams" e do documentário de uma vida ficticia de um realizador inexistente - Eurico B Catatau. Fui para casa com a certeza de que tinha visto um génio e com a esperança de voltar a ouvir falar dele. Soube não há muito tempo que ele é um excelente intérprete de piano (podem confirmar aqui). Amanhã é um dos convidados do Nuno e Nando.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

-Odeio o fim do mês.

-Odeio a mania de escreverem de forma abreviada usando “X” … dá-me vontade de ver sangue.

-Odeio o Cristiano Ronaldo.

-Odeio o Hugh Hefner.

-Odeio livros da Margarida Rebelo, do Paulo Coelho e tudo o que sejam livros que se vendam em estações de gasolina.

-Odeio não entrar no novo filme do Woody Allen com a Penélope Cruz e a Scarlett Johannson (especialmente naquela parte da cena lésbica).

-Odeio morder a língua.

-Odeio que me chamem com um “Òh chefe!”.

-Odeio Silvas e Domingueiros.

-Odeio quando se acaba o gin ou a água tónica.

-Odeio filmes de Domingo à tarde.

-Odeio a programas de t.v. à la Oprah Winfrey.

-Odeio os anúncios do Actimel.

….

….

….

….

E odeio o Dia de S. Valentim. Que porra de dia mais pedante pá. Só é porreiro para os restaurantes, floristas e indústria chocolateira. Cheira-me a conspiração.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Sweeney Todd - O terrível barbeiro de Fleet Street

Como é que um filme com grandes actores, grandes imagens, excelente guarda roupa (não todo) é uma bodega tão grande? Não, não é porque a história é batida e um dramalhão pegado. Já vi argumentos piores, com actores piores, mas com muito melhor resultado.
Não gosto de musicais, mas insisto em ir vê-los... é o que dá! Não ía ao cinema há 8 meses, eu que ía duas vezes por semana e foi logo com isto que esbarrei...
A música ou ausência dela num filme, para mim, tem a mesma importância que a imagem. E digo-vos que aquela cantoria toda me estava a enjoar. E era grande a vontade de ter um comando para passar para a frente.
Mas gostei muito da frase: "At last my arm is complete again!" cuja imagem correspondente é esta:
Não só a frase é espectacular como é muito bem dita pelo Johnny Depp. Os actores mais novos, que desgraça, especialmente ela. O Tim Burton tem uma coisa de que gosto muito: a personagem é o que é, feia, bonita, grotesca, mas é! Neste filme isso foi demasiado exagerado!
A parte do sangue a espirrar por todos os lados ainda me animou um bocadinho, mas quando numa das imagens parte do sangue ficou na câmera, pensei: quem é que fez a montagem disto? Não tinha olhinhos?
Gostei das côres, da interpretação da Helen Bonham Carter, do corpete que ela usa nas últimas cenas, do saiote que era um espectáculo e das mangas das camisas dele.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Quer Frô?

Eu sei que toda a gente já falou na prateleira nova da Luciana e das fotos da Luciana e que a Luciana fala de si própria como os futebolistas e como os imperadores romanos, na 3ª pessoa do singular. Mas não queria deixar de dizer que os sacanas da FHM estavam a tentar rifar a moça, ou o quer frô é pura coincidência?

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Teste 1

Se tu fosses uma personagem da série televisiva Friends, quem serias?

a. Mónica - perfeccionista, competitiva, com problemas alimentares
b. Rachel - fútil, indecisa, desorganizada
c. Phoebe - louca, mas ao mesmo tempo sensata, generosa
d. Chandler - infantil, inseguro, usa o humor como defesa
e. Joey - infantil, inculto (para não dizer burro), dependente
f. Ross - infantil, egocêntrico, tendências depressivas
g. Uma mistura de todas as anteriores
h. Uma sandes
i. Um dinossauro do Museu de História Natural
j. Uma viola
k. Nenhuma das anteriores
l. Central Perk
m. um gato fedorento

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Os incorrígiveis

Vou ver isto todas as semanas! Mas não consigo ver os vídeos do Herman. Não há qualquer problema técnico é mesmo orgânico, não consigo. Estou a falar do homem que fez o Tal Canal e o Herman Enciclopédia e agora não consigo. Irritam-me as roupas armadas em boas, a entoação da voz, a escolha dos cenários e aquilo que diz.
Mas estou aqui para falar bem dos outros. Nunca esquecerei frases como "Um piaçaba é uma esfregona que correu mal." do Ricardo Araújo Pereira, o BrunoNogueira no seu vídeo de aberturas fáceis ou esta fresquinha do Quintela "Eu sou lenhador, o meu pai era lenhador, o meu avô já era lenhador. O meu avô é meu pai!"
Parabéns a estes senhores!!!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Lição nº 3

Esta é a última e a mais importante de todas as lições.
Como saber qual dos dois gosto mais?
Algumas questões que devem ser respondidas e posteriormente ponderadas:
1. Em qual penso mais?
2. Qual é o que mais me faz rir?
3. De qual faço mais comentários com os meus amigos?
Eu própria já fiz este teste muitas e muitas vezes e não consigo chegar a uma conclusão. Sou uma mulher dividida pela incerteza.
Continuo a adorá-los da mesma forma, nunca conseguirei decidir qual é o melhor, se A Demanda do Santo Graal se A vida de Brian?

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Lição nº 2

Como convidar um amigo para sair em dois passos:
1. Marca-se o número.
2. Fala-se, ex. Então pá, a que horas sais? Queres ir tomar um café?

Como convidar a pessoa para sair:
1. Pensa-se nisso
2. Pensa-se muito nisso
3. Pega-se no telefone e olha-se para o número
4. Larga-se o telefone
5. Liga-se a televisão
6. Desliga-se a televisão
7. Usa-se batom para colar sêlos, em vez de cola
8. Olha-se para o telefone
9. Pega-se no telefone
10. Boa noite é uma pizza vegetariana por favor, pequena, sim é só para uma pessoa, não, não é preciso troco, obrigada boa noite.