sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

Uma questão de garfo

Fiquei perplexo ao saber que uns conhecidos meus foram pais recentemente. Perplexo porque o bebé nasceu precoce e com apenas 400g. Porquê? Eles são vegans completos. Não tocam em carne ou qualquer produto de origem animal. Pois. Às vezes acontece. É o que dá tais dietas. Principalmente, as mulheres, com todas as perdas de nutrientes que sofrem com a menstruação, precisam de uma dieta rica em proteínas aquando da gravidez. Saúdes dizem eles. Ok.

As origens do vegetarianismo moderno são ideológicas e remontam à Revolução Francesa de 1789, quando comer carne era o supremo ultraje: se só os ricos podiam entregar-se aos prazeres dos bifes e costeletas, não seria mais politicamente correcto comer couves e nabos?

Duzentos anos depois, a tendência continua, mas disfarçada por promessas de eterna saúde. Há também os outros, que, por amor aos animais também não tocam em carne. Ok. Seja.

Eu também adoro animais.

Os meus preferidos são o bife e a costeleta.

2 comentários:

dusty disse...

Uma questão de inconsciência, queres tu dizer. Muito sinceramente, por mais promessas de saúde que uma alimentação vegan ou macrobiótica tragam, não me parece que sejam, por enquanto, muito fiáveis. Para além da parte de só serem acessíveis a carteiras bem recheadas, pois é preciso compensar a falta de nutrientes animais com não-sei-quantos suplementos. O que também não faz muito sentido numa ideologia do 'saudável e natural'.
Acho que vale mais a pena ser feliz e comer 'strawberry marshmallows', como os que tenho aqui a meu lado. :>

Anónimo disse...

quanta besteira dita aí, hein?

quer dizer q sem carne não se vive de maneira saudável?

e pq se menstrua deve-se comer carne?

ok.

santa ignorância