domingo, 23 de abril de 2006

Eufemismos e a CGTP

Já que estamos perto daquela data tão conhecida que é o vinte-e-não-sei-quantos-de-Abril, decidí meditar um pouco acerca dos eufemismos numa tentativa de melhorar o mundo.
Hoje em dia, chama-se às pessoas que têm emprego de «membros da classe trabalhadora». Cá para mim, sem sombra de dúvida, a revolução russa tería tido muito mais piada se os comunistas tivessem andado pelas ruas a gritar como se não houvesse amanhã: «membros da classe trabalhadora de todo o mundo, uní-vos!!!».
De certeza que Marx e Lenine não gostariam de saber que, hoje, os empregados que se recusam a trabalhar já não se fazem greves. Desencadeiam-se «acções reivindicativas» que resultam numa «paralisação do trabalho». E, se a paralisação do trabalho durar tempo suficiente, a empresa não contrata fura-greves. Recorre a «trabalhadores substitutos».
Estão a ouvir um barulho estranho? É o Lenine e o Marx a darem saltos na tumba.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu sempre admirei o trabalho dos sindicalistas; mas, tens razão, ultimamente parecem borboletas a atravessar uma estrada que não querem atravessar e acabam por ficar coladas a um qualquer carro que ia a passar.

Antes não, havia um objectivo e uma estratégia de luta!

A LUTA CONTINUA ou O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO soa a pré-histórico e talvez não devesse ser assim...