quinta-feira, 11 de maio de 2006

"encher chouriços"

O Blogger foi fundado por uma pequena empresa sediada em San Francisco chamada Pyra Labs em agosto de 1999. Isso foi durante o boom das ponto-com. Só que não éramos o tipo de empresa financiada por capital de risco, regada a altas festas, com direito a partidas de futebol totó no saguão e cerveja de graça. (A não ser que fosse cerveja de graça dos outros.)

Éramos três amigos que se sustentavam com tediosos projetos de Web para grandes empresas tentando entrar em grande estilo no cenário da Internet. Nossa intenção original já não tem tanta importância assim. Mas enquanto perseguíamos nosso sonho criamos o Blogger, assim, sem planejar nada, e pensamos — Hum... isso até que é interessante.

O Blogger começou tímido e por fim decolou nos últimos dois anos. Conseguimos levantar um aporte financeiro (mas continuamos uma pequena empresa). Foi quando a bolha ponto-com estourou. Ficamos sem dinheiro e nossa aventura ficou menos divertida. Por pouco sobrevivemos, despedaçados é claro, mas pelo menos conseguimos manter o serviço o tempo todo (a maioria dos dias) e começamos a reconstruir tudo do zero.

As coisas andavam bem novamente em 2002. Tínhamos centenas de milhares de usuários, mas poucas pessoas na equipe. E então o inesperado aconteceu: O Google quis nos comprar. Isso mesmo: aquele Google

Gostávamos do Google . E o Google gostava de blogs. Estávamos abertos à idéia. E ela caiu como uma luva.

Agora, somos uma equipe pequena (mas um pouco maior do que antes) que trabalha no Google e se dedica a ajudar as pessoas a ter voz na Internet e organizar as informações globais do ponto de vista pessoal. O que na verdade é o que sempre quisemos fazer.

1 comentário:

Fingido disse...

Quem teve paciência de ler o texto todo, seguramente, já sabe mais da história do Sr. Blogger que eu.