quinta-feira, 2 de novembro de 2006

Manutenções

Mais um feriado se passou. Dia de Todos os Santos. As pessoas aproveitam tal para visitar os cemitérios, embelezar as campas com flores e velinhas, etc. Eu penso que tal dia deveria passar a chamar-se “Dia de Manutenção de Cemitérios”. Julgo que ficava bem. Além disso, era o nome mais correcto. Durante 364 dias do ano, estão-se completamente a borrifar para os cemitérios, mas mal chega o 1 de Novembro, parecem autênticos romeiros cheios de flores. Acho que é sem duvida um bom negócio para as floristas. Não basta o Dia da Mãe e o Dia de S. Valentim para fazer negócio. A mim cheira-me a conspiração. Acho que sim. Tenho que pensar mais no assunto.

Depois da morte de alguém (mesmo muitos anos depois), é costume ouvir alguém falar do falecido, dizendo: «sinto que ele está lá em cima a olhar para nós cá em baixo e a sorrir».

Ok. Em primeiro lugar, acho extremamente duvidoso que exista um «lá em cima» que permita sorrir cá para baixo. É poético e acho que é uma ideia reconfortante. Mas o mais provável é que não exista. Além disso, se as pessoas sobrevivessem à morte de alguma maneira e com uma forma não-fisica, estaria provavelmente ocupado com outras coisas e sem tempo de olhar e sorrir às pessoas cá em baixo.

E porque será que nunca ouvimos dizer que alguém sorri cá para cima? Calculo que ninguém acredite que um seu ente querido assentou arraiais no inferno. E, nesse caso, a pessoa em questão não estaria muito disposta a sorrir. O mais provável é que estivesse a gritar. «Sinto que está lá em baixo a olhar para nós e a gritar». As pessoas recusam-se a ser realistas. Eu também tenho uma ideia do Inferno. Chama-se Tertúlia Cor-de-rosa. O Cláudio Ramos anda por lá.

4 comentários:

Diana disse...

Nem toda a gente descura as campas dos familiares durante o ano. No caso da minha avó, nunca foi assim. Este é o dia de lá irmos todos e a partir de agora, vai ser o dia de eu ir à campa da minha avó Florinda.

Nevertheless, percebo o que queres dizer e no geral tens razão.

dusty disse...

:*

Anónimo disse...

Se existisse um "lá em cima" acho que quem olhasse cá para baixo riria que nem um perdido. Um sorriso parece coisa de Monalisa, que não se entende que raio quer dizer, mas uma boa gargalhada, isso sim é gozo puro.

dusty disse...

eh eh
É uma boa perspectiva, sim senhor. Eles lá no alto, comodamente instalados com um whisky duplo na mão, a pensarem "tsc tsc, ca' noobs."