quarta-feira, 14 de dezembro de 2005

Natal?

O Natal é uma época engraçada. Não fosse o seu efemerismo e talvez repondesse às necessidades da humanidade.
Gosto de caminhar pelas ruas iluminadas a ouvir cânticos natalícios. Faz-nos sentir vivos, sensíveis.
Nesta época todos nos sentimos mais humildes, mais sinceros, mais verdadeiros, mais cooperantes.
A desgraça alheia é nossa também. O J.C. nasceu.
Rejubilem-se o mundo! A salvação!
É sem dúvida uma festa de família. Encontrar aquela cara que nos é tão chegada e não a presenciamos à tanto tempo...
A euforia de ver as crianças a rasgarem o papel que reveste as prendas e ver o seu sorriso de espanto. É algo belo para quem o presencia.
Contudo.. tantos precisam e somos completamente indiferentes a eles.
Gastamos e temos o orgulho de ter a maior àrvore de Natal da Europa. Para quê? Às vezes pergunto-me... Não havia melhor modo de gastar esse dinheiro? Uma àrvore de Natal encher-nos-á o espírito? A alma? Pois...
As pessoas são criaturas complicadas. De um lado, capazes de grandes actos de caridade; por outro capazes das maiores façanhas de arrogância, de altivez, de egoismo.
É uma batalha constante dentro de cada um de nós. Entre os melhores "anjos" da nossa natureza e os nossos demónios interiores.
Algumas vezes, a melhor forma de iluminar a nossa ganância, malícia, enfim, o nosso interior sombrío é fazer brilhar a luz da compaixão.
É pena o Natal ocorrer apenas uma vez por ano.
É pena o Natal não ser quando o Homem quiser mas estar restringido a uma data, a um dia.
Bom Natal a todos.

3 comentários:

IAS disse...

Não partilho do teu agrado com a época natalícia. Ver o pessoal atarefado a "enterrar" o pouco dinheiro que ainda tem não me deixa feliz.

Quando à árvore do BCP... Isso é lá com eles. O dinheiro é deles e com certeza não lhes faz falta. Se é dessa forma que eles querem publicitar a empresa deles, que seja.

Anónimo disse...

E achas que não ha melhores modos de gastar dinheiro que não numa arvore de natal? Se dessem esse dinheiro para caridade tambem faziam publicidade e era mais util.
Sandes! Tou contigo!
Devias estudar filosofia pá!

dusty disse...

la la la, tlin tlin tlin
Apoio as tuas palavras sandes. também partilho esse sentimento de estar com as pessoas e vê-las mais receptivas, embora as vezes seja apenas pela causa, é importante, faz-me falta.
espero-te na madrugada de dia 25, como é costume, para um visquezito e umas lamentações... "porra, outro par de meias?" :p