quinta-feira, 29 de setembro de 2005

AGRICULTORES & agricultores

Hoje todos os telejornais abriram a sua emissão a partir de Beja. O Alentejo está sobre uma das maiores secas de que existe memoria, pelo menos na minha! Mas o que fez a noticia foi uma invasão, por parte de alguns agricultores, dá Cidade de Beja, chegando mesmo a existir um corte temporário do IC-2.
Ao ver as imagens, para mim, é obvio que a ultima vez que muitos daqueles senhores tinha subido a um tractor tinha sido na última manifestação, a maioria tem a preocupação sobre a falta de água devido a gostar de a juntar ao Whisky e para regar a relva da piscina!
Eu sei que existem muitas dificuldades nestes momentos, mas o que me custa, é que quem as sente, aqueles que vivem da terra, porque ainda existem, não estavam lá... aqueles que sofrem quando lhes morre uma cabeça de gado, a quem lhes custa não chover...esses não estavam lá... e provavelmente não vão estar no dia em que algo existir para receber...
Vão estar os mesmos mamões, aqueles que ontem mandaram os empregados lavar o tractor e limpar o assento porque o patrão ia à cidade... aqueles a quem calçar a bota caneleira e meter a boina nos “cornos” é a maior azáfama diária!
Para a maioria dos ditos agricultores Alentejanos que eu vi e conheci na televisão, hoje foi o único dia de trabalho do ano...e o Governo vai ter de o pagar...Bem Pago!!!



p.h.

6 comentários:

Anónimo disse...

Este é o satanhoco que eu conheço...

Senhor Indivíduo Satanhoco disse...

Sendo preciso, o corte ocorreu no IP-2 e não no IC-2 como por lapso referi... obrigado pela chamada de atenção!

Anónimo disse...

Tentando manter a seriedade...
Será que o Ministro da Agricultura não tinha Razão e está a acontecer aqui um aproveitamento político? A seca existe, é real, mas não me parece que as reivindicações estejam directamente relacionadas com esta... opiniões!!!
Continuação de bom trabalho, gostei do Blog....

Senhor Indivíduo Satanhoco disse...

Qualquer tipo de acção de protesto é indissociável da vertente politica... isso não critico, é impossível separar, a base de uma acção de protesto é uma acção politica, critico sim quando a vertente social é suplantada pelos interesses políticos e económicos... se não os pudemos separar temos de garantir que coexistam, mas aqui não me parece que esteja a acontecer!
E então, lá vão os mamões...

Opiniões...

Fingido disse...

A seca é de facto gravissima, e talvez se torne, agora sim, extrema. Mas o que terá levado a chegar-se a esta situação? Além da ausência de chuva, é sobretudo, um modelo de exploração da terra importado da Europa Central, completamente desadequado à realidade do Mediterraneo. A insustentabilidade deste modelo, confere à grave situação hidrologica, contornos dramáticos.

Para além dos "mamões", existem também os "glutões": que ganharam muito dinheiro importando tecnologia e tecnicas desadequadas, continuando a ganha-lo, agora, vendendo os meios para os Agicultores aguentarem os exotismos que lhes venderam.

Anónimo disse...

Hello. And Bye.