domingo, 2 de outubro de 2005

A caça

Hoje, como acontece todos os anos, iniciou-se mais uma época cinegética. Abomino a razão da caça..
Sabem por que razão? Primeiro que os biólogos, os caçadores deveriam ser os primeiros a defender o meio ambiente e as espécies que caçam. É a razão do seu acto.
Eu era miudo e jamáis me esquecerei da imagem de um grifo (Gips fulvus) a morrer postrado aos meus pés em convulsões cravado de chumbos da arma de um caçador energumero. Se talvez fosse um humano compreenderia o seu sofrimento mas eu era uma criança completamente alienada do sucedido. Por mero acaso encontrei aquela altiva ave com 2 metros de envergadura de asa atada a dois eucaliptos, enquanto passeava com o meu pai ( tambem ele caçador não só neste continente, caçador em Angola de caça grossa, mas, contudo consciêcioso). Lembro-me de cortar as cordas com o meu pai que prendiam as magestosas asas daquela ave que sulcou céus que nós apenas conhecemos em sonhos. Nós o vimos preso e quase morto a duas árvores Eu chorei.
Chorei por ver um animal sofrer sem razão aparente.
Eu na altura não imaginava as complicações dos nossos actos, era apenas uma criança (se bem que eu e o meu pai nada de mal fizemos, libertá-mo-lo apenas para morrer. Penso que fomos o máximo de humanistas). Não gostei do acto de matar algo ao mesmo tempo em que era colocado à mercê do tempo lastimoso, era posto a sofrer por tempo indeterminado até que o Tanathos (o doce Tanathos ao invés do hipnos para ocaso daquela magestosa ave) o livraria do sofrimento impuro.
Isto porquê? Sabem porque existem moscas, escaravelhos? Abutres? Eu poderia falar até depois de amanhã acerca disto. Conhecem a célebre palávra até da própria bíblia? "Do pó viestes, para o pó regressarás.."
Eu sei que estou a ser muito filosófico, contudo existe uma coisa que jámais me vão explicar os caçadores..
QUAL O PRAZER DE TIRAR UMA VIDA POR MOTIVOS MERAMENTE DESNECESSÁRIOS?
Eu jamáis tirarei prazer de matar algo. Não existe necessidade disso. Palavra.Quem me conhece sabe que falo a verdade.
A razão de matar os animais hoje em dia?
É a razão de alguém frustrado há muito tempo de se julgar a algo a que se julga superior por razões absurdas.
Saímos da caverna há já tanto tempo....
A caça hoje em dia não é e jámais será uma necessidade.
Abomino a caça devido às minhas vivências.
Se gostam de caçar, jamáis se esqueçam do que fazem: sabem que o chumbo é extremamente tóxico onde quer que esteja? Sabem que existem espécies no nosso país que, se caçadas ou mortas apenas existem neste espaço que contudo, é minúsculo?
Enfim, fica a cargo da consciênica de cada um. Jamáis se esqueçam que durante um chamado período cinegético, não são apenas as espécies permitidas de morrer que se despedem, são ínumeras outras as espécies( muitas delas únicas), sulcaram os céus, os mares, os continentes bem antes de nós. Contudo, nós nos julgamos com o direito da heredeairiedade.
Por favor, pensem e julguem.
Não odeio os caçadores, apenas não compreendo os motivos de 95%.
Palavra

7 comentários:

Anónimo disse...

então e quais são os 5% de motivo que comprende?

Sandes de Choco c/mortandela disse...

Eu queria dizer com essa percentagem que existem caçadores conscientes, que defendem o meio ambiente cumprindo as leis e regras.

Anónimo disse...

e como é que defendem o meio ambiente matando?

Sandes de Choco c/mortandela disse...

Para o anónimo: eu tenho muitas ideias contra a caça, acreditem. Contudo, jamais serei alguem o suficiente importante para impedir algo que, na minha opinião, faz parte da cultura. Tal como os touros de morte, eu posso não gostar mas é algo que é parte integrante dos povos. É cultura.
Para mim. muito sinceramente, jamais tirarei prazer de matar algo, contudo, para muitos, tal predicado é muito importante, "coloca-os ao lado da "aurora do ser humano".
A lei explica: a caça é permitida, desde que dentro de certos parâmetros.
Se eu gosto da caça? Odeio. Contudo, respeito.
Se um caçador, não caçar espécies protegidas ou vulneráveis, respeite as leis, desde que lute pelos direitos do ambiênte e dos animais que aí vivem, está a ser o melhor amigo possivel do ambiente e tambem de sí próprio.
Muitas vezes, mais do que nós que apenas falamos mas nunca nos fazemos ouvir.

Sandes de Choco c/mortandela disse...

Uma vez, os biólogos tiveram que matar várias gaivotas na reserva das Berlengas. Isto porquê?
Porque já estavam em escesso devido à nossa intervenção: lixeiras. Isto faz com que não exista equlbrio.´
Mas, no entanto, foi para que mais espécies pudessem existir.
Eu sei que nada tem a ver com o acto "macho" de agarrar numa arma de fogo e abater um animal.

Anónimo disse...

Eu mato tudo o que se mexe.
Nem as cegonhas se safam

Anónimo disse...

sou contra a caça, tal como sou contra o sofrimento de qualquer animal.
mas confesso que neste verão matei uma inocente osga, só porque não a consegui agarrar para a pôr na rua.
Nada justifica matar, mas se serve de justificação a minha mãe entra em histeria absoluta quando vê uma osga, e esta que eu matei estava no quarto dela.
Foi horrível, eu que apanho aranhas para as pôr na rua, matei uma osga que não faz mal a ninguém.
Claro que não posso comparar esta história com a de sandes de choco, mas foi uma forma de tentar exorcisar o sentimento de culpa...