terça-feira, 28 de março de 2006

Agradáveis experiências diurnas

Não sei se já notaram, mas sempre que escrevo, tento melhorar um pouco o mundo. Acho que é minha obrigação melhorar a sociedade. É uma labuta diária da qual me orgulho. Assim, hoje decidí debruçar-me sobre a frase "bom dia".
Primeiro de tudo, acho que a usamos descontroladamente e muitas vezes com uma carga sarcástica demasiado forte.
Porque razão diz-se "bom dia"? É que assim estão a dar-se muitas vezes falsas espectativas às pessoas. Os bons dias ocorrem espontâneamente. E há dias que deixam muito a desejar. Acho muito irrealista que alguém consiga ter um bom dia completo. Neste caso acho que a frase "bom dia" deixa muito a desejar.
Antes de exemplificar as minhas novas frases, esclareço que as pessoas têm muito pouco control acerca da qualidade do dia que vão ter. Por exemplo, quando alguém diz "bom dia" a outra, esta pode estar a pensar "pois.. acabaram de me diagnosticar uma cardeopatia hipertrófica e acordei a cuspir gosma preta e consistente... bom dia o tanas òh pazinho...". Não nos podemos esquecer que o dia é muito longo. Tem 24 horas (se bem que já ví em alguns cartazes de festas de verão de uma terra cujas iniciáis são... Corte do Pinto... concertos marcados para as 24:30, o que me deixa muito pensativo..), logo é necessário ser o máximo sintético possível.
O meu novo método tem em atenção a hora do dia em que o cumprimento é dado. Assim, se encontro alguém às 9 da matina, digo: "tem uma meia manhã satisfatória". Se tal encontro tivesse ocorrido exactamente depois de me levantar diria: "tem uma fase pós-sono porreiraça". Se tal encontro tivesse sido já de noite diria: " tem uma fase pré-madrugada catita". Sabem o que diria às 7 da tarde? "Aprecia o pôr do sol" que é curto e catita. Não fere sentimentos se não fôr usado em invisuáis.
É assim! Subjectivo mas exacto. espero que tenham apreciado o meu esforço.

5 comentários:

Sandes de Choco c/mortandela disse...

E isto é verdade. Não é só publi...ah... maluquices.

Fingido disse...

óh Sandes, mas que raio é que tu entendes de "bons dias". Na minha Terra deseja-se os "bons dias" só até ao meio dia. E como desconfio que o teu sono de beleza raramente te arranca da cama antes do dito meio-dia, cá me parece que toda essa conversa, não é baseada em vivências... sim, porque desejar "bons dias" antes de dormir não me parece ortodoxo.

Sandes de Choco c/mortandela disse...

Como disse, o cumprimento é baseado na hora do dia a que se dá, logo, é inteiramente compreensivel que eu também dê os bons dias, ou melhor, tenham uma meia manhã satisfatória.
O que conta é a intenção.

Anónimo disse...

poix... eu ca concordo com o fingido...

qd a noite está a acabar, na discoteca, há pessoas que gostam realmente de dar os "bons dias"!! eu insisto e digo sempre com sorriso travesso "boa noite"!
deve ser mania, mas para mim só é bom dia quando acordo!

Anónimo disse...

Hoje estou a ter uma meia manhã muito pouco satisfatória.
Saio de casa a correr, passo por um tipo que me diz: Olá cabeça de abóbora! Depois perco o autocarro e juro que vi o sorriso do motorista. Meia hora depois chega o autocarro, claro que tenho que ir de pé porque as pessoas só se lembram da existência dos transportes públicos no fim do mês... saio do autocarro e quase que ía sendo atropelada na passadeira...
E isto tudo para quê?
Para ir a uma aula de Quimica Orgânica...