domingo, 4 de junho de 2006

Invenções ao desbarato

Por mero acaso, já repararam que, num ajuntamento popular qualquer, seja a eleição do presidente da associação do sítio, festas de Verão e até nas feiras, sempre que alguém quer atrair a atenção da populaça falando para um microfone, põe-se sempre a gritar: «ATENÇÃO SENHORAS E SENHORES! A VOSSA ATENÇÃO POR FAVOR!!». Até aquí tudo estaría bem se o energúmero que está aos berros ao microfone se lembrasse que o propósito dos sistemas de som é apenas um: ampliar o volume da voz! Eu, na minha modesta opinião, julgo que foi esse o intúito do inventor do microfone. Extremamente simples: aumenta o volume. Não faz absolutamente mais nada. Não rala pão, não vai às compras sozinho, não passa roupa a ferro. Apenas aumenta o volume da voz.E então para quê gritar? Gritar ao microfone? Gritar até doerem as cordas vocáis? Bem... Extremamente simples: palermice. Esse é o problema. Existem palermas, eles andam entre nós. e o mais divertido é que, normalmente, são esses os escolhidos para oradores nestes casos.
Posso estar enganado (embora raramente o esteja) mas parece-me que, se existe um aparelho que nos amplifica a voz, para quê gritar? Se tiverem outras opiniões contrárias à minha, podem-na expôr. Prometo que não vos mando chicotear. Estou disposto a ouví-la.
Mas, por favor, falem baixo.

4 comentários:

dusty disse...

Apoiado. Essa gente era empalá-los a todos.
Tenho particulares tendências homicidas quando nas manhãs difíceis de Agosto, uma senhora qualquer, que pela irritabilidade da voz deve arrear forte e feio no marido, consegue ecoar por uma área de 1km, um leilão que inclui 2 toalhas de mesa, 7 toalhas de bidé, 3 "naprons" e com sorte, ainda umas rendas de bilrros.
Mas porquê, meu Santissímo, porquê?

Anónimo disse...

Algo me diz que é o prefixo micro que confunde estas santas almas apregoadeiras e gritadoras.
Talvez se lhe tivessem chamado MACROFONE...

Sandes de Choco c/mortandela disse...

@puzzle
Bem visto, bem visto.. Ainda não me tinha dado conta de tão importante evidência.

Anónimo disse...

Não é só nos ajuntamentos populares, nos globos de ouro a Babi fartou-se de gritar, ela uma senhora tão fina (de cintura).