domingo, 5 de fevereiro de 2006

MAOMET

Quando se instiga o ódio da forma mais desleixada e ignorante, como aconteceu com as caricaturas de Maomet, só posso pensar que estes idiotas sabiam perfeitamente que iriam ganhar umas boas massas com a publicação destes desenhos, mas que mal sabiam a revolução que estavam a criar. Receio que agora não há país na Europa que seja menos odiado. Estamos todos rotulados como anti-islamitas.

11 comentários:

dusty disse...

sim, de facto foi uma completa estupidez e falta de respeito. seria o mesmo que publicar uma caricatura do JC no Vaticano.
com os problemas de terrorismo e dificeis relações com os paises islâmicos, foi uma ideia inteligente brincar com radicalismo religioso. e é triste que venha de um jornal tão conceituado como o "le monde".

Juanito Caminante disse...

Publicar uma caricatura do JC no vaticano? Alguém pensa que as pessoas cristãs se fossem pôr a queimar merdas (aqui pode-se usar esta palavra sem dó nem piedade, não é?) por causa de se caricaturar o homem? Não me parece que a reacção fosse a mesma, por isso não me parece que se possam fazer comparações...
Como também não me parece que seja possível desculpar ou compreender a violência levada a cabo pelas pessoas nestes países!
Se não gostam, não comem! Não querem mais coisas dinamarquesas, não as comprem, têm todo o direito de o fazer, agora destruir propriedade não me parece que se ja muito justo!
Se isto é desculpável é assim que se vão resolver os "problemas de terrorismo e dificeis relações com os países islâmicos"? Se agora eles se puserem a caricaturar Jesus, podem os países ocidentais "amandar-lhes" bombas para cima? Seria desculpável? Qual seria então o critério a aplicar?
A embaixada de Damasco foi queimada depois do Embaixador Dinamarquês na Síria ter envia do um pedido de desculpas ao governo! Existirá "desculpa" no dicionário de quem pegou fogo ao edifício?

Sume de sumol S/ Espinhas disse...

Foi mesmo falta de "assunto" ou de mais alguma pólémica que os autores desta publicação tiveram. é mais do que sabido que existe um clima de odio contra os ocidentais. Estas caricaturas não vem só dar um pretexto para avivar mais este estado de ódio, como dar animo aos fundamentalistas islâmicos. O clima de terror vai continuar sem duvida nenhuma. Não é de deixar de lado a hipotese de novos atentados terroristas nos paises escandinavos e não só. Quem brinca com o fogo (normalmente) queima-se..

Sandes de Choco c/mortandela disse...

Pois eu cá fazia como os amaricanos fazem: arrebentar tudo o que cheire a chamussa! Começava na Marateca e acabava no Chile! Bombas a kg!

dusty disse...

Era um "eufemismo", enfim.
Não creio que o termo desculpável se aplique nesta situação. não acho de maneira nenhuma,que os actos de vandalismo que se praticaram contra as embaixadas dos países que publicaram as ditas caricaturas, tenham alguma justificação em termos de legitimidade. de acordo com os nossos valores e leis, não é aceitável,nem deve sê-lo. contudo, e é aqui que reside a diferença, o peso do factor religioso nos países islmâmicos, nada tem a ver com o que acontece nos paises europeus, em que existe todo um misto de religiões, e em que a religião católica se destaca, mas onde não existe um "imperativo religioso". a religião é a base da sociedade islâmica. nós regemo-nos por leis, a lei deles é a religião.
quando está estipulado na sua lei religiosa, que é interdita qualquer publicação da imagem de maomé, é mais do que óbvio que esta situação só poderia ter consequências catastróficas.
visto aos nossos olhos, são actos de vandalismo. e é incompreensivel. para mim,para ti ou qualquer outro cidadão ocidental, são actos condenáveis. mas não podemos julgar sem conhecer o contexto especifico destes países, sem conhecer toda a simbologia que está por detrás a imagem de um líder. por isso se chama fundamentalismo religioso. se eles se suicidam em nome de alá, não é de admirar que reajam radicalmente perante a sua "ridicularização".

Anónimo disse...

Dusty, vai mas é lamber um sapo.

dusty disse...

humm. não gosto do sabor dos anfíbios.
anyway, eu acho que fui bastante explicita, se o leitor prefere ser tacanho, nada a fazer.

Senhor Indivíduo Satanhoco disse...

como eu gosto a palavra tacanho! Dusty, chega-lhe roupa... mas eu ainda acho que o tapede de bombas era a melhor hipotese...era que nem gatos!!!

Anónimo disse...

Arrasem-lhe a embaixada! Agora vir para aqui publicar heresias!

Jörz disse...

Eu acho que era mais grave se lhe tivessem metido um cagalhão na cabeça em vez de uma bomba! Eu acho...

Senhor Indivíduo Satanhoco disse...

@jörz
Com um cagalhão na tola era o professor Herrero... nada de confusões! é até um dos livros que recomendo...bom é pouco... aquilo é BomBom!!!