terça-feira, 3 de janeiro de 2006

Eufemismo: a nova linguagem dos anúncios

Entre a geração dos nossos pais e a geração dos nossos avós ocorreu algo de genial para os anúncios. Adoptaram um novo recurso estilistico chamado eufemísmo.
A linguagem eufemística faz-se sentir de diversas formas nas nossas vidas. Nem todos os eufemismos são iguais mas têm uma coisa em comum: obscurecem o sentido em vez de o realçarem e mascaram a verdade.
Existiu uma altura em que a diarreia passou a chamar-se perturbação intestinal - "Epá, ando com uma perturbação intestinal que não me aguento". Sejamos verídicos: levamos menos tempo a cagar que a dizer "perturbação intestinal"!! Outra que acho também engraçada era os médicos diserem que a prisão de ventre era evitada pelo consumo de frutos secos e cereáis. Hoje chamam a isto fibras. Ou seja, "..ando a comer fibras e cago que nem um alárve! Quase nem tempo tenho pra desabotoar as calças..." . Continuo a preferir os frutos secos. Se quiser fibra, como um casaco de poliester.
Este tipo de linguagem foi transmitida e usada pelos média numa linda operação de marketing. Se uma senhora fôr à farmácia pedir uma pomada para um leve prúrido vaginal (vulgo snaitose), pede uma solução de lúbrificação intima feminina.. Não é mais facil dizer snaitose? Ou remédio anti-snaitose? Antes dizia-se: "epá, òh filho.. És atrasado, lento, enfim... és anormal" Hoje o que se diz: " Filho, és especial!" Para mim especial é o Natal e o Santana Lopes...
Sabem o que é o processo final de limpeza dos recipientes para colocar uvas efectuado pelos técnicos viticultores ainda se chama vindima? Eu sei. Tive que me esfalfar para enfiar isto aqui à pressão. Achei que ficava bem. Estou muito envergonhado.
Para terminar, quero apenas dizer que, em termos práticos, "Em terra de cegos, quem tem um olho é rei" deixou de ser válida. Agora diz-se: "Em área de residência de invisuáis, aquele que tiver um défice de 50% no numero tradicional de globos oculares com que o ser humano vem equipado, tem um mandato popular para governar". Triste triste..

3 comentários:

dusty disse...

Sim, de certa forma é verdade. anyway, só quem quer é que se deixa ludibriar ou iludir. e algumas vezes, o eufemismo é uma boa forma de embelezar as coisas... é óbvio que, se referissem nos anúncios telivisivos de iogurtes com bifidus activo, que os ditos "serviam para cagar", grande parte das pessoas sentiriam um certo embaraço quando os comprassem nas lojas e super-mercados. imagine-se, toda a gente ficava a saber que a "queridá", tinha prisão de ventre. não vendia. agora, dizer que se tem problemas de flora intestinal, já é distinto. e já se justifica pagar 55 cêntimos por um só iogurte! enfim. modernices.

Senhor Indivíduo Satanhoco disse...

Só há aqui uma coisa que eu não entendo, ou não quero entender... o Santana Lopes é especial para ti??? Cruzes-canhoto!!!

Sandes de Choco c/mortandela disse...

Não é qualquer gajo calvo que arranja gajedo assim pá. Abre o olho. Daqui a uns anitos quando também fores descapotável logo vês!
E mái nada!