terça-feira, 17 de janeiro de 2006

Eufemismos Vol.II

Voltando ao assunto dos eufemismos, num destes dias enquanto fazia o meu passeio de Domingo, como qualquer português, num hipermercado, dei uma certa atenção ao palavreado usado nos artigos de consumo. Encontrei uma escova de dentes denominada "Profissional"! Pensei com os meus botões que raio poderá a escova ter para ser profissional... Será que até agora só escovei os dentes com escovas amadoras? Sem certificado? Sem habilitações? Cuja diferença entre elas e um piaçaba são apenas uns meros centimetros? Julgo que não. Afinal, o piaçaba tem um trabalho muito mais "merdoso".
Continuando o raciocínio, onde mais se encontra esta forma eufemistica de marketing é nos produtos alimentares.
Linguagens de publicidade a alimentos. As palavras são familiares. Estão sempre a ouvi-las: fresco, natural, tradicional, saudável, caseiro.. Mas vem em latas.
Por exemplo, a palavra Gourmet. Acho-a uma palavra linda. Hoje, tudo é Gourmet. Até a comida do gato. Sabem qual é a diferença entre algo Gourmet e entre algo normal? Apróximadamente 50 €. Para mim, Gourmet é pés de caracol estufado, filetes de rabo de panda em calda de açucar, entranhas de pato na cataplana..
Quanto ao saudável, é a sopa saudável, o pão saudável, a azeitona saudável.
da próxima vez que virem uma embalagem que tenha escrita a palavra saudável nela escrita, olhem para o rótulo. «Hummm.... Seiscentas gramas de gordura saturada!».
Tão saudável como um ataque cardíaco.

11 comentários:

Anónimo disse...

Acho que está bem comentado, viva a cozinha tradicional. O que sabe bem - sabe bem. enlatados, congelados, tretas!! O que não é saudável como um pão caseiro de três dias cortado debaixo do sovaco? ou um belo paio meio amarelado (por não ter conservantes) mas sabe bem, dá caganeira mas não adoecemos. Ou um belo Queijo de Serpa cheirando a cardo?? foram assim que se criaram os homens de barba rija deste país. Com comida caseira!!!! e vinho tinto!

IAS disse...

Bolas!!! Para ir passear ao Domingo para um hipermercado é preciso levantar cedo! Que tipo de "tuga" és tu?!?

dusty disse...

Pior, que raio de pessoa és tu para ires "passear ao hipermercado"??!! PASSEAR no hipermercado!!!
Pegando um pouco na ideia, se repararem, existe um medonho ritual entre os portugueses, sobretudo nas grandes cidades, de "passear" nos shoppings. entristece-me. não só pelo desejo consumista que evidencia, mas também por poder ser um indicador de que as vidas das pessoas podem ser incrivelmente desinteressantes. que há para fazer num centro comercial, sem ser ir ao cinema, ou pontualmente, fazer algumas compras necessárias? qual é o significado deste hábito? seremos tão vazios assim que só nos satisfazemos a contemplar bens materiais, que muitas vezes não estão ao nosso alcance?

Sandes de Choco c/mortandela disse...

Comparar preços?

Anónimo disse...

Mas o mais lindo é ir ao hipermercado de fato de treino, fazer o passeio de fim de semana...

Sandes de Choco c/mortandela disse...

Mas que belo nome... Javardo ferido.. Ainda tou à espera de encontrar um qualquer chamado Pataniscas de Bacalhau, ou, quiçá, Sardinhas em Escabexe. Bom nome. Foi zagalote?

Anónimo disse...

Mestre sandes, vc conhece-me de gingeira: desta vez "não foi preciso de sair de casa" para falar csg. Apanharam-me de zagalote e por isso ando enraivecido. Daqui a pouco é o tempo de ir ao cogumelo natural, não sou desses de ir ao Modelo no fim de semana. Apesar do que me agrada lá são as BOAZONAS na parte dos produtos de higiene. Isso sim vale a pena!!!!

Anónimo disse...

Sr. sandes e srs. colaboradores queria fazer parte do vosso prestigioso clã. O que posso fazer, estou disposto a fazer o juramento e contribuir para o desenvolvimento deste blog e deste país. Os meus cumprimentos

dusty disse...

o primeiro passo é dares o teu NIB aqui à gerência...

Anónimo disse...

epah eu só posso dar o meu numero do cartão social pah, ja nem notas saem da caixa do multibanco quanto mais o NIB.

Fingido disse...

Óh javardo ferido, aqui no estamine não há colaboradores. Pois escrevemos com independencia, isto é, cada qual usa a sua massa encefálica e respectivas mãos. Colaboradores!

Quanto a fazeres parte do clã, caro javardo, continua a comentar, pois quem comenta assiduamente também é da passarada.

Abraço